8 dicas brilhantes de redação para elaborar o ensaio perfeito

8 dicas brilhantes de redação para elaborar o ensaio perfeito
Imagem: Pexels

Escrever um ensaio nunca é fácil e os alunos geralmente se preocupam bastante quando precisam elaborar algum durante a vida acadêmica. Como é algo inevitável dependendo do curso escolhido em qualquer sistema educacional, é importante que os alunos formulem um método ou uma abordagem para escrever redações.

Não são apenas suas habilidades de escrita que importam ao escrever um ensaio, sua abordagem e seu conhecimento também é levado em consideração.

Dicas para elaborar um ensaio perfeito

Elaboramos a seguir algumas dicas úteis de redação que o ajudarão a dominar a arte de elaborar ensaios interessantes e atraentes. Confira.

Analise cuidadosamente a pergunta dissertativa

O erro mais comum que os alunos cometem ao escrever uma redação é não ler a questão dissertativa completamente ou não entendê-la corretamente. Em vez de apenas folhear a questão dissertativa, você deve tentar compreendê-la.

Procure descobrir as principais palavras-chave dentro da questão dissertativa e também identificar a palavra principal da tarefa (discutir, explicar, elaborar, comparar etc). Fazer essas duas tarefas ajudaria você a entender o tópico principal e o objetivo do ensaio.

Leia sobre o assunto primeiro

É importante que você leia o conteúdo relacionado ao seu ensaio de algumas fontes antes de se sentar para escrever ele. Isso o ajudará a manter sua originalidade e a combinar várias ideias para formar o tema principal.

Se você ler e escrever ao mesmo tempo, há uma chance de você usar palavras semelhantes às palavras usadas nas fontes e acabar deixando de lado sua originalidade.

Anote pontos importantes

Anote pontos importantes
Anotar pontos importantes – Imagem: br.freepik.com

Depois de ler o suficiente, você deve começar a anotar os pontos mais importantes em um pedaço de papel. Seria melhor se você identificasse a importância de cada ponto, assim como isso o ajudaria a entender a quantidade de palavras que você deve dar a cada trecho anotado.

Criar um primeiro rascunho aproximado

Em vez de redigir o rascunho final diretamente, você deve escrever primeiro um rascunho que contenha todos os pontos sem pensar na estrutura do ensaio. A principal tarefa do primeiro rascunho é ajudá-lo a colocar em palavras todos os pontos importantes que você já anotou.

Caso tente escrever a cópia final da redação desde o início, terá que cuidar da estrutura da redação e do conteúdo e acabará cometendo erros em ambos.

Seja criativo com seu parágrafo de abertura

O parágrafo de abertura do seu ensaio vai definir o tom do conteúdo que está por vir e é aqui que você pode impressionar qualquer um que leia o seu texto. Então, é importante que você seja criativo aqui e comece com um fato interessante ou comece com uma abertura abstrata.

Se você tem o dom de relacionar as coisas, deve fazer um começo abstrato, pois sempre será único e ajudará sua redação a se destacar. Por exemplo, se você tiver que escrever nas mídias sociais, começar com o desejo do homem por interação seria o começo abstrato perfeito.

Divida seu corpo em vários parágrafos

Seu primeiro rascunho deve incluir todos os pontos e você deve compilá-los de acordo com sua importância no corpo do ensaio. Você deve certificar-se de que seus parágrafos não sejam muito longos também.

Escreva um resumo conciso e direto ao ponto

Seu resumo deve dizer ao leitor de forma concisa o que você estabeleceu no corpo do ensaio. Lembre-se de que quaisquer palavras-chave mencionadas na pergunta da redação também devem ser incluídas no resumo.

Receba a avaliação de um amigo

Embora você também deva revisar sua redação por conta própria, tê-la revisada por um amigo ajudará você a ter uma perspectiva diferente sobre ela. Há também a chance de que um formato ou erro gramatical possa ter escapado de seus olhos e seu amigo possa apontar isso.

Veja também: 5 dicas úteis para ajudá-lo a planejar sua carreira

Pedro Martins

Pedro Martins é uma espécie de faz tudo. Administra, escreve e edita as categorias de negócios, trabalho, marketing digital e estudos do Guia Útil. Ele mora em Portugal, mas passa bastante tempo no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *