Algumas dicas para conseguir o primeiro emprego pós-formatura

Algumas dicas para conseguir o primeiro emprego pós-formatura
Formatura - Imagem: Pixabay

Depois de passar anos se qualificando na faculdade chega o momento da formatura e começa a pressão para conseguir um emprego. Pode não ser tão fácil conquistar o tão sonhado primeiro emprego pós-formatura, porém, não desanime, pois com perseverança e algumas dicas o caminho pode ser menos tortuoso.

Comece a procurar emprego antes da formatura

Emprego antes da formatura
Imagem: Nancy Palmieri/AP / Theguardian.com

Um dos principais erros que os universitários cometem é procurar emprego somente depois que se formam. Pode ser complicado conciliar trabalho e estudo, mas com certeza você irá se destacar no mercado de trabalho se tiver experiência em estágios ou mesmo num emprego na área.

Além disso, você pode começar a procurar o emprego alguns meses antes de concluir os estudos, pois acredite esse é um processo que leva tempo e exige muita paciência. Ter trabalhos e experiências acumulados durante a época de estudos ajudará a te tornar um profissional com mais chances no mercado de trabalho.

Mostre as suas habilidades

Qualquer um pode escrever qualquer coisa numa folha e entregar como currículo nas empresas. Atualmente, muitas pessoas têm formação universitária e os recrutadores têm muitas opções para escolher. Dessa forma é necessário mostrar as suas habilidades para se sobressair e garantir uma vaga.

Você pode fazer muito mais do que apenas dizer que tem experiência, pode mostrar isso através de um blog ou site e fale um pouco sobre a sua área de atuação e trabalhos que você tenha desenvolvido. É muito mais eficaz mostrar concretamente ao avaliador as suas habilidades de trabalho do que simplesmente dizer que as tem.

Seja um bom estagiário

Estagiário
Estagiário – Imagem: hrmorning.com

Ser estagiário não é exatamente um mar de rosas, mas é nessa fase que muitos profissionais conquistam a sua vaga definitiva no mercado de trabalho. Os estagiários não são encarregados das principais responsabilidades da empresa, mas isso não quer dizer que não possam ser pró-ativos e impactar positivamente os resultados da empresa.

Mostre que você está a postos para ajudar e pergunte sobre as tarefas mais complexas, demonstre que você não é uma pessoa passiva. Quando puder forneça ideias, saiba que é a partir do comportamento enquanto estagiário que os chefes pensaram sobre te contratar como profissional efetivo. O seu nível de comprometimento será avaliado.

Selecione vagas

As empresas quando criam o texto de requisitos para uma vaga pedem diversos itens, porém, em grande parte dos casos elas sabem que não irão encontrar candidatos com todas as qualificações exigidas. Dessa forma, mesmo que você acredite que não está 100% qualificado para uma determinada vaga vale a pena se arriscar a mandar o seu currículo.

Muitas vezes o seu potencial é maior do que você imagina, não envie currículos somente em casos em que você deseje se sentir mais qualificado para pleitear uma vaga numa determinada empresa. Em paralelo a isso, se qualifique com cursos e experiências.

Networking – A rede de contatos

Saiba que entre os seus colegas de faculdade podem estar ótimos contatos para o futuro. Sendo assim procure ser uma pessoa social e lembre-se que a sua rede de contatos não começa e termina no computador. Não deixe que a timidez atrapalhe as suas relações e com isso mine possíveis contatos profissionais.

Os seus professores também podem representar excelentes contatos para o futuro. Tudo depende de você saber usar todo o seu potencial e saber se relacionar bem com as pessoas que te cercam. Vá a palestras e eventos organizados pela faculdade para ter mais chances de conhecer pessoas interessantes.

Sonhe com foco na realidade

Grande parte da frustração após a formatura acontece porque as pessoas esperam pelo trabalho perfeito. A vida não é tão simples de forma que o trabalho perfeito simplesmente cai no seu colo quando menos se espera. Antes de chegar a aquela vaga dos sonhos com um salário mais alto será necessário batalhar muito no mercado de trabalho.

Apenas o diploma não é o que vai garantir uma vaga ideal, você precisará trabalhar muito para ganhar experiência. Saiba que nos primeiros empregos você poderá e vai aprender lições valiosas para levar para o resto da sua vida profissional. Todo mundo erra, mas nem todo mundo aproveita para aprender com esses erros.

O que pode alavancar as chances?

Intercâmbio

Fazer um intercâmbio após a formatura pode ser uma boa maneira de aumentar as suas chances de conquistar um bom emprego. Você pode aproveitar para fazer programas de especialização na área em que deseja atuar e assim aprimorar o seu currículo. Esse tipo de curso pode ser bastante útil para que o recém-formado escolha a área em que deseja atuar.

Os cursos de especialização são mais curtos e não exigem uma pós-graduação para serem feitos. Quem estiver em dúvida pode até mesmo se especializar em mais de uma área para ter mais possibilidades.

Trabalho freelance

Trabalho freelance
Trabalho home office – Imagem: Pexels

Atualmente, é bastante comum o trabalho freelancer e pode ser uma boa porta de entrada no mercado de trabalho. Uma forma de adquirir experiência na sua profissão e ter trabalhos em seu portfólio para apresentar a possíveis empregadores. Dentre as vantagens desse tipo de trabalho estão poder trabalhar em casa e fazer o seu próprio horário.

Inclusive você pode realizar as suas atividades freelance nos horários livres da faculdade trabalhando em paralelo aos estudos. Ressaltamos que é essencial ser uma pessoa disciplinada e focada para cumprir os prazos estabelecidos com os clientes, pois você está construindo o seu nome no mercado e pode ser que encontre um trabalho fixo ao longo do caminho.

Programas de trainee

Os recém-formados não podem mais se candidatar a vagas de estágio, mas podem participar dos processos seletivos de trainees. Esse tipo de programa faz a seleção de recém-formados para trabalharem em projetos dentro da empresa, esses jovens passam por treinamento para que possam estar qualificados para serem contratados.

Os programas de trainee apresentam uma grande margem de efetivação após o término do treinamento. Em geral as empresas aceitam jovens com até dois anos de diploma, pode ser uma boa opção para quem deseja uma vaga numa grande empresa.

Leia também:

5 dicas úteis para ajudá-lo a planejar sua carreira

As 6 dicas úteis ao se candidatar a uma vaga de emprego

Pedro Martins

Pedro Martins é uma espécie de faz tudo. Administra, escreve e edita as categorias de negócios, trabalho, marketing digital e estudos do Guia Útil. Ele mora em Portugal, mas passa bastante tempo no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *