As 5 principais dicas para extrair o melhor desempenho dos pneus
Não há dúvida de que os pneus são parte integrante de qualquer veículo. No entanto, eles são muitas vezes as partes mais negligenciadas de qualquer carro também. As pessoas não prestam muita atenção às rodas, embora os carros simplesmente não funcionem, mesmo que uma das quatro não esteja saudável.
A saúde dos pneus não é importante apenas para garantir que seu carro e os ocupantes que viajam nele permaneçam seguros, mas também é importante porque a qualidade dos pneus também afeta a vida útil do carro.
Para ajudá-lo a tirar o máximo proveito deles e mantê-los em forma pelo maior tempo possível, você deve seguir estas dicas a seguir.
1 – Cuide rapidamente de pneus com pouca pressão
Pneus com ar insuficiente não só representam um risco de segurança como podem ser responsáveis pelo descarrilamento de carros em alta velocidade; eles também podem fazer com que o carro consuma muito mais combustível do que o normal.
É importante que você verifique a pressão dos pneus de vez em quando para saber quando um pneu está perdendo ar e precisa ser reparado. Pneus com pouca pressão causam problemas porque criam muito mais calor do que um pneu cheio corretamente e, como resultado, as chances de o pneu dar algum problema aumentam significativamente.
Além disso, pneus com baixa pressão também têm uma resistência ao rolamento muito maior do que os que estão com pressão adequada e, como resultado, acabam fazendo com que o motor consuma mais combustível também.
Para o reparo rápido de pneus com pouco ar, você deve criar o hábito de calibrar a cada dois dias.
2 – Use uma moeda para verificar a profundidade dos sulcos do pneu
A profundidade do sulco é um medidor importante para avaliar o estado do seu pneu, pois caso estejam desgastados, é hora de trocar o pneu definitivamente. As bandas de rodagem trazem controle à sua direção e garantem que os pneus respondam adequadamente quando você freia com firmeza.
Para verificar a profundidade do sulcos, o melhor medidor é uma moeda simples. Uma dica interessante é usar uma moeda de R$ 1,00. Ao inserir essa moeda no sulco e o anel dourado sumir, é porque provavelmente está na hora de fazer a troca do pneu.
3 – Se possível, troque todos os pneus de uma vez
Se você descobrir que algum dos pneus está danificado e precisa ser substituído, você deve procurar substituir todos os pneus de uma só vez, caso seja possível financeiramente. Esta é uma boa prática porque se você trocasse apenas um único pneu, o carro exigiria mais dele em comparação com os mais antigos e faria com que o mais novo se desgastasse rapidamente.
Se você trocasse todos de uma vez, a carga seria igual em todos, assim os outros teriam uma vida mais longa. Se você não puder trocar todos os quatro pneus de uma vez, pelo menos certifique-se de trocar pelo menos os dois dianteiros e os dois traseiros de uma vez.
4 – Alterne os pneus dianteiros e traseiros para garantir o desgaste igual
Se você quiser ter certeza de que todos os pneus se desgastam de maneira semelhante, para que nenhum sofra muita pressão, você deve alternar os pneus dianteiros com os traseiros após 5 mil a 10 mil km rodados. Esta é uma dica útil especialmente para tração dianteira e traseira.
5 – Não esqueça do estepe
As pessoas muitas vezes esquecem tudo sobre seu pneu reserva e só se preocupam em conferir quando precisam de substituição.
Bem, peças de reposição também podem desenvolver problemas, mesmo que não toquem na estrada. Portanto, sempre que conferir a pressão dos pneus, não se esqueça de verificar também a pressão do estepe.