Conheça as 10 cidades mais poluídas do mundo
O mundo está a cada dia que passa mais povoado, e a aglomeração de milhares de pessoas nos grandes centros urbanos é algo que se tornou cada vez mais comum nas grandes cidades de todo o planeta, sejam essas cidades de países desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.
As grandes aglomerações de pessoas trazem uma série de problemas para as cidades, como por exemplo: o grande número de lixo, sujeiras e detritos que são gerados pelas pessoas e suas atividades (residência, trabalho, etc.).
Paralelamente ao aumento populacional (somos mais de 07 bilhões de pessoas), passou a existir o aumento da produção industrial, o aumento da produção de lixo, o aumento no número de veículos circulando nas ruas e por consequência passou a existir um número maior de agentes de poluição no meio ambiente.
O lixo e a poluição se tornaram grandes problemas para as cidades muito populosas, pois eles podem gerar inúmeras doenças, além de fazer surgir e abrigar animais peçonhentos (ratos, baratas, escorpiões, etc.) e pode gerar um mau cheiro extremamente desagradável que chega a ser insuportável nas regiões mais afetadas.
A poluição e seus males
A poluição é qualquer tipo de degradação da saúde do meio ambiente e por consequência problemas para a saúde das pessoas que habitam lugares poluídos.
A poluição pode ser sonora, atmosférica, térmica, por elementos de radiação, por substâncias que não são biodegradáveis e outras causas.
Com relação ao meio ambiente a população pode causar danos como:
- Morte dos rios e lagos do local poluído;
- Destruição da camada de ozônio;
- Ocorrência de chuvas ácidas;
- Processo de acidificação da água e do solo do local poluído;
- Inversão térmica, entre outros danos.
As 10 cidades mais poluídas do mundo
1 – Linfen (China)
Lifen é uma das cidades mais poluídas da China, se destacando na exploração, produção e extração do carvão. A cidade é cheia de jazidas de carvão, e o ar é poluído devido à grande quantidade de carvão que é queimado.
O ar desta cidade está em um estado tão grande de poluição que as pessoas lavam as suas roupas e estendem no varal, e as roupas ficam sujas novamente antes de estarem completamente secas.
2 – Tianying (China)
A cidade Tianying é um dos maiores centros produtores de minérios e de chumbo da China.
Infelizmente, existem operações na extração de minérios e chumbo, que estão em desacordo com as regulamentações de emissão de poluentes, o que tornou a concentração de poluição aproximadamente 10 (dez) vezes maior que o padrão.
3 – Sukinda (Índia)
A cidade indiana de Sukinda possui cerca de 97% dos depósitos de cromita, minério usado na fabricação de cimento, de vidro, de aço inoxidável e no processo de cromagem.
O processo de mineração da cromita exala uma substância chamada de cromo hexavalente, que é considerada tóxica. Essa substância poluiu o ar, o solo e a água de Sukinda.
4 – Vapi (Índia)
A cidade de Vapi fica em região próxima a regiões que tiveram um rápido crescimento industrial, e a cidade acabou sofrendo os efeitos desse acelerado crescimento. As águas subterrâneas da cidade indiana possuem níveis de mercúrio 96 vezes maior que o normal recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
5 – La Oroya (Peru)
A cidade de La Oroya é um grande centro de mineração de chumbo da região dos Andes. De acordo com os estudos quase que a totalidade das crianças da cidade (cerca de 99%) possuem níveis elevados de chumbo no sangue, devido a ação de uma fundição norte-americana que explora o metal.
6 – Dzerzhinsk (Rússia)
A cidade de Dzerzhinsk foi um local de produção de armas químicas na antiga União Soviética, sendo considerada como a cidade mais poluída do mundo em termos químicos pelo Guinness Book.
7 – Norilsk (Rússia)
A cidade russa de Norilsk abriga um dos maiores complexos existentes para fundir metais pesados. Nessa cidade são jogados na atmosfera os seguintes metais poluentes: cobre, cádmio, chumbo, níquel, zinco, selênio e arsênio. Em Norilsk é muito comum a morte de pessoas por causa das doenças respiratórias.
8 – Chernobyl (Ucrânia)
A cidade de Chernobil é muito conhecida pelo acidente nuclear ocorrido no século passado (1986). A área continua com perigo de radiação e na região de 30 quilômetros ao redor da cidade de Chernobil é inabitada.
A cidade passou por uma grande ocorrência de câncer de tireoide.
9 – Sumgayit (Azerbaijão)
Sumgayit fez parte do centro industrial da antiga União Soviética, se destacando na produção de detergentes e pesticidas.
As diversas fábricas foram fechadas, no entanto, os efeitos colaterais permaneceram, pois a cidade apresenta taxas de câncer bastante elevadas.
10 – Kabwe (Zâmbia)
Em 1902 foram descobertas grandes quantidades de chumbo na cidade de Kabwe, e devido à exploração desse metal, as pessoas apresentam em seu sangue uma grande concentração de chumbo, capaz até mesmo de matar.
A cidade é chamada de banho fatal, pois o rio da cidade possui grandes quantidades de resíduos de chumbo.