Guia com 6 dicas para tirar melhor proveito da sua máquina de lavar louça

Guia com 6 dicas para tirar melhor proveito da sua máquina de lavar louça
Imagem: Pexels

As máquinas de lavar louça tornaram-se um importante utensílio de cozinha hoje em dia, sem o qual pode se tornar extremamente difícil para as pessoas lavarem seus pratos. Este dispositivo incrível pode evitar que você gaste muito tempo lavando a louça suja.

Basta colocar os pratos na máquina de lavar louça, colocar água e toda a lavagem seria feita sem que você tivesse que “fazer nada”. No entanto, para que esse eletrodoméstico continue funcionando corretamente, ela deve ser manuseada de maneira adequada.

A seguir estão algumas dicas de lava-louças que podem ajudá-lo a tirar o máximo proveito desse eletrodoméstico.

1 – Raspe a comida grudada nas panelas antes colocar em sua lava louça

Comida grudada na panela
Comida grudada na panela – Imagem: hgtv.com / Emily Fazio, 2016

Raspar os restos de comida muito grudados das panelas antes de os colocar na máquina de lavar louça é a forma correta de utilizar este aparelho. Desta forma, as partículas de comida não ficarão presas na máquina de lavar louça e você não terá que se preocupar em limpá-la todos os dias.

Além disso, com os pedaços de comida retirados, seria fácil para a máquina de lavar louça lavá-los em um único ciclo. Isso economiza água e energia elétrica.

2 – Coloque água quente na lava-louças

Máquinas de lavar louça funcionam melhor quando são usadas com água quente. Portanto, é melhor esquentar a água antes de ligar a sua máquina de lavar louça.

A água quente vai ajudá-lo a limpar os utensílios rapidamente e da melhor maneira possível também.

3 – Carregue os utensílios de maneira adequada

Carregue os utensílios na lava louça
Imagem: Pixabay

Os utensílios devem ser colocados na máquina de maneira adequada para que sejam limpos completamente. Cada eletrodoméstico desse tipo tem um interior diferente, mas a maneira de colocar a louça e outros utensílios permanece a mesma para todos os tipos.

Por exemplo, as placas não devem ser empilhadas ao serem colocadas dentro da máquina de lavar louça. Eles devem ser colocados na vertical para que o jato de água possa atingir cada prato.

Os copos e canecas devem ser colocados entre os dentes, enquanto os copos devem ser mantidos em um ângulo para que a água possa entrar facilmente.

4 – Use apenas líquidos de lavagem de alta qualidade

É importante que utilize apenas produtos de lavagem da melhor qualidade para lavar a louça com mais eficiência.

Não devem conter quaisquer produtos químicos que sejam perigosos para esse tipo de eletrodoméstico. Líquidos de lavagem baratos levam mais tempo para limpar os utensílios e exigem mais ciclos, o que pode acabar aumentando o custo da lavagem, portanto, é melhor evitá-los.

5 – Limpe a máquina de lavar louça uma vez por semana

Limpar a máquina de lavar louça é extremamente importante se você quiser que ela funcione em seu potencial máximo sem ser danificada.

Garanta que o seu equipamento esteja limpo pelo menos uma vez por semana, especialmente se você lavar toda a louça nela. Usar vinagre branco pode ajudá-lo a manter os cheiros longe dela.

Você simplesmente terá que colocar vinagre branco na máquina de lavar louça vazia e executar um ciclo e seu eletrodoméstico vai cheirar imediatamente melhor.

6 – Lave alguns dos pratos sujos você mesmo

É aconselhável não sobrecarregar a sua máquina de lavar louça. Se você perceber que todos os seus utensílios sujos não podem ser colocados, não tente colocá-los dentro. Simplesmente lave os pratos restantes você mesmo. Ele vai ajudá-lo a economizar dinheiro em termos de contas de luz e água.


Veja também:

As 5 principais dicas para extrair o melhor desempenho dos pneus

Guia com 5 dicas para melhorar sua experiência no aeroporto

Fernanda Lira

Fernanda Lira é a editora da categoria dicas gerais e redes sociais do Guia Útil. Adora ler, assistir séries e praticar esportes (quando sobra algum tempo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *