5 dicas simples para melhorar suas habilidades de escalada
A maioria das pessoas vê a escalada apenas como uma aventura quando é muito mais do que isso. Para ter sucesso na escalada e realizar tarefas que desafiam a gravidade, você precisa ver essa atividade como uma forma de arte que precisa ser praticada e aperfeiçoada, em vez de apenas tomá-la como uma aventura.
Para iniciantes que estão começando a aprender escalada, aqui está um guia útil com algumas dicas que podem ajudá-lo a entender como se destacar, além de ajudá-lo a melhorar e aprimorar suas habilidades.
Dicas para escalar melhor
1- Concentre-se na técnica em vez da força
A maioria dos escaladores pensa que a força da parte superior do corpo, especialmente sua força muscular, é o que mais importa e que, se alguém for forte, a escalada virá naturalmente. Isso não é exatamente verdade.
Se você realmente quer dominar o esporte, seu foco deve estar nas técnicas de escalada e não na força, pois você ganhará força automaticamente quando praticar, mas nunca poderá aprender técnicas para se concentrar apenas em ganhar força.
2 – Aperfeiçoe o básico
Muitos alpinistas pensam que, uma vez que escalaram um certo tipo de terreno uma vez, não precisam fazê-lo novamente. E é por isso que muitas pessoas falham em realmente se destacar.
Se você quer melhorar suas habilidades e quer escalar algumas rochas altas, é importante que você aperfeiçoe seus fundamentos e aprenda seu ofício escalando uma certa rocha várias vezes.
Não há sentido em se mover para alturas mais difíceis se você não tiver certeza sobre o movimento do pé, o posicionamento das mãos ou as garras em uma rocha de menor altura e terreno mais fácil.
3 – Invista em sapatos de alta qualidade
Os alpinistas sentem que os sapatos confortáveis para eles geralmente são bons o suficiente para escalar. Embora isso possa ser verdade para a escalada indoor, mas está longe de ser verdade no que diz respeito à escalada.
Se você quiser garantir que o movimento do seu pé seja perfeito e se quiser usar todas as partes do pé para ajudá-lo a obter equilíbrio e apoio para os pés, deve investir em um par de sapatos de alta qualidade . Os sapatos não precisam ser muito apertados, mas também não devem ser muito soltos.
4 – Analise sua situação antes de fazer uma mudança
A escalada não é só movimento e pegadas dos pés, muito disso também está relacionado com o cérebro. Você deve levar algum tempo para analisar a rocha e o melhor caminho para escalar antes de fazer seu primeiro movimento. Depois de analisar o percurso e pensar em tudo, você verá que a escalada fica mais fácil.
Também é importante manter a cabeça calma ao subir para que, se e quando você não conseguir seguir seu curso, esteja mentalmente preparado para analisar sua situação e traçar uma nova rota a partir daí.
5 – Não pare em cada espera
Muitos iniciantes começam a analisar demais a rota e pensam demais na hora de escolher o próximo ponto de apoio .
Você deve entender que a escalada é muito semelhante à dança, pois você deve continuar se movendo de forma consistente se quiser progredir.
Portanto, é importante que você continue se esforçando para se mover com fluidez e não parar em todas as posições possíveis. No entanto, isso não significa que você não pode parar; você deve descansar após alguns minutos e analisar sua situação.