10 dicas para evitar acidentes de carro
Todo mundo gostaria de evitar acidentes de carro. Em cada ano que passa as leis do trânsito ficam rigorosas e penalizam condutores que causam acidentes de maneira intencional.
Por exemplo, se motorista que está embriagado atropela alguém à ação pode ser considerada proposital, ao passo que com o mesmo acidentes com motoristas na sobriedade possuem maiores chances de serem julgados como ação feita sem intenção de lesionar ou matar.
1 – Sobriedade no Volante
Já foi o tempo em que era permitido dirigir depois de beber alto excesso de álcool ou uso de drogas ilícitas, como maconha e cocaína. Os bafômetros da atualidade possuem poder intensivo de identificar qualquer elemento ilegal que pode retirar a contração do volante e colocar em sérios riscos as demais pessoas que estão dirigindo no trânsito. Condutores que são pegos em blitz perdem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), recebem multa, precisam pagar para sair da prisão e ainda respondem de maneira criminal.
2 – Atenção ao Ligar o Veículo
Antes de ligar o veículo certifique que as luzes de advertência estejam corretas, como a linha de gás, refrigeração do motor, entre outras opções. Verifique se os pneus estão bons o suficiente para prosseguir a viagem com segurança. Não se esqueça de observar a posição correta dos espelhos do carro.
3 – Olhos de Águia
Mantenha um olhar atento. Tente se lembrar de todos os carros ao redor em ambos os lados da estrada. Verifique com constância o espelho retrovisor e não tente julgar todas as velocidades dos carros. Confira os pontos cegos antes de mudar de faixa. Há sempre ruas aleatórias e áreas de estacionamento nas quais as pessoas podem surgir de forma repentina. Verificar com atenção antes de passar na pista ao lado ajuda a diminuir os riscos de acidentes.
4 – Cuidado! Sirene!
Esteja consciente ao se aproximar de veículos de emergência e fornecer lugar. Existem momentos em que ao ver as luzes de emergência piscando e ouvir a sua sirene soar se faz preciso utilizar do instinto no volante. Tenha em mente que os veículos de emergência devem ser conduzidos através de luzes vermelhas ou contra o sentido normal de tráfego. Use as luzes de sinalização antes de mudar de faixa para alertar a todos o seu desejo em mudar de pista. Eles devem desacelerar ou parar o carro até passar a estrada.
5 – Cuidado com o Cansaço
Fique atento! Se estiver cansado demais para dirigir, tente tomar o transporte público ou pedir a um amigo / colega de trabalho para fazer o trajeto. Pague algum adolescente conhecido para ser o motorista no exato momento. Apenas jamais assuma a posição do volante quando estiver com os olhos pestanejando de cansaço. Este fato por colocar não apenas a sua vida em risco como também das demais pessoas que estão dentro do carro ou compartilhando o trânsito da estrada.
6 – Caminhões a Frente
Um dos grandes riscos de acidentes está em trafegar por longo período na parte traseira de caminhões ou ônibus, em grosso modo quando as estradas estão repletas de areia ou terra seca. Acontece que todos os vestígios sólidos são deslocados para a parte traseira, sendo que alguns deles podem atingir em cheio a região do para-choque.
7 – Do Lado de Motoristas
Tenha especial cuidado ao dirigir lado-a-lado com outro carro por alguns minutos. Puxe pela frente ou por trás por um breve momento para mostrar a posição, apenas no caso do carro da frente não ter condutores que verificam pontos cegos de maneira cuidadosa e eficaz. Olhe para os dois lados antes de entrar num cruzamento, mesmo se o semáforo estiver em luz verde. Por incrível que pareça, nem todos prestam a atenção!
8 – Distância Segura
Mantenha distância segura. Ao pressionar o freio, ele leva alguns segundos para parar o carro por causa do tempo que leva para reagir, pensar e empurrar. A distância de segurança depende da velocidade. Quando se pressiona o freio também se pode deslizar a pouca distância. Procure manter o veículo mais lento do que os limites de velocidade em curvas ou estradas íngremes. Nunca se sabe o que existe do outro lado!
9 – Cuidado com Distração
Um estudo mostra que pessoas que ouvem música em alto volume são menos propensas a se concentrar na direção. Tente diminuir o seu rádio ou mp3 player. A cada momento eles ficam mais potentes e por este motivo possuem a tendência de atrapalhar os olhares atentos fixos no trânsito.
10 – Celulares e Maquiagens
Estudos recentes demonstram que as pessoas que dirigem falando ao telefone (com ou sem um fone de ouvido) são mais propensas a causar um acidente em motorista bêbado. Em algumas jurisdições, operar condução utilizando telefone móvel representa ato ilegal. Certifique-se tomar cuidado ao dirigir perto de motoristas que parecem estar no telefone móvel.
Diversas pessoas apreciam a ideia de ir se maquiando para estar com beleza no dia a dia ao aproveitar brechas de paradas no trânsito. Existem listas extensas de acidentes de trânsito que aconteceram apenas por pequenos descuidos do gênero. A atenção deve estar sempre voltada para o trânsito. Tenha em mente que os veículos facilitam a vida mas ao mesmo tempo podem representar armas letais.
Dicas Adicionais
Às vezes, o limite de velocidade não é apropriado para a estrada e condições de tráfego. Quando há chuva, gelo ou neve na estrada, as condições fiscais são mais difíceis e requerem ainda maior atenção por parte dos motoristas.
Não basta manter o globo ocular no carro na frente, é necessário enxergar o tráfego por completo. Isso aumenta a chance de ver um problema e ainda ter tempo suficiente para reagir e diminuir a chance de acabar sofrendo algum tipo de colisão considerada séria.
Ajuste os espelhos laterais e o espelho retrovisor para fornecer completa cena panorâmica perfeita perto da vista, mas não dependa exclusivamente deles. Na verdade, vire para olhar de forma direta para as pistas ao lado e evite surpresas. Considere também os pontos cegos para outros motoristas ao redor, de forma especial entre os caminhoneiros. Minimize a quantidade de tempo para passar por eles.
Leia também:
As 5 principais dicas para extrair o melhor desempenho dos pneus
Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier