6 melhores dicas para comprar passagem aérea

6 melhores dicas para comprar passagem aérea
Imagem: Pexels

Se você está querendo planejar férias ou querendo viajar para encontrar um amigo que está distante ou alguém da família, a viagem aérea é a melhor solução, já que ela encurta as distâncias e em alguns casos, é a única solução.

E vale a pena seguir algumas dicas para fazer a melhor compra de passagem aérea. Pode ter certeza que com um pouco de organização dá para conseguir bilhetes com um ótimo preço. Veja a seguir, como fazer o melhor negócio!

1 – Seja mais flexível com datas e horários para conseguir melhores preços

Agendar a data da viagem
Data da viagem – Imagem: Pexels

Essa é a dica que pode ser mais útil para você conseguir um bom preço pela sua passagem aérea. As empresas possuem preços que se alteram para valores mais altos, conforme fica mais perto do dia da viagem.  O que significa que quanto maior for a antecedência na hora de compra, melhor será o preço.

Outra dica, que sempre vale para quem é flexível com data e horário, é em relação às promoções. Se você deseja fazer uma viagem, cadastre-se nos sites das companhias aéreas e fique de olho. Neste caso, vale muito a pena receber as publicidades, muitas vezes, com preços excelentes.

Além disso, saiba que as viagens no meio da semana custam menos, a partida na sexta-feira e a volta no domingo são, em geral, as datas mais caras.

2 – Não perca as promoções e os descontos

Use todas as formas de ficar por dentro das promoções e dos descontos oferecidos pelas companhias aéreas, além do cadastro no site da empresa, os bons negócios são oferecidos através das redes sociais. Algumas companhias aéreas usam suas redes sociais para oferecer as melhores ofertas, mediante cadastro com o número de telefone.

Porém, quando as promoções aparecem não dá para pensar duas vezes, ou compra naquela hora ou perde. E não sejamos ingênuos, as datas e horários são aqueles que por algum motivo interessa a companhia aérea vender naquele momento. Achar uma promoção que coincida com o seu horário e  dia preferido é quase uma missão impossível. Como você pode perceber, voltamos no ponto de flexibilidade.

3 – Pesquise usando sites que comparam preços

Site que compara preços
Site que compara preços – Imagem: Reprodução / skyscanner.com.br

Hoje em dia você conta com a ajuda de vários programas para comparar preços de passagens aéreas, como Submarino, Buscavoo, Mundi ou Skyscanner, são sites onde você coloca as datas e o destino. Mas, saiba aproveitar bem esse instrumento, porque ele também te dá datas flexíveis que podem ser mais baratas.

Na hora de comprar uma passagem aérea fique sabendo que de um dia para o outro, o preço de uma passagem pode aumentar de 50%, isto é, você coloca no dia 2 e custa 2.000 reais e no dia 3 pode custar 1.500 reais. Voltamos a falar da flexibilidade.

E vale a pena antes de comprar usando o site de comparação de preços, que costuma cobrar uma taxinha pelo serviço, na hora do pagamento, ir direto no site da companhia aérea. O que não quer dizer que o preço será melhor, pode ser que sim, mas também pode ser que não. Muitas vezes é um preço promocional que só tem aquele site.

4 – O aeroporto também faz diferença no preço, mas faça as contas

Aeroporto
Aeroporto – Imagem: Pexels

Com certeza se a sua viagem é desembarcando em um aeroporto principal, no caso das cidades onde tem mais de um, como é o caso de São Paulo, o valor da passagem é maior. Porém, faça umas continhas antes de achar que é bem mais vantajoso. Não conte só com o preço da passagem, mas com o ônibus ou táxi que você terá que pegar até ir ao ponto principal da cidade de destino.

Na Europa, por exemplo, que é muito comum os chamados voos low cost, muitas vezes, somando os custos extras, o barato sai no mesmo preço de uma passagem aérea, digamos, normal.

Se você não está acostumado a comprar passagens aéreas para voo low cost, entenda como funciona: não dá para levar o que quiser, tem uma medida (minúscula de mala) e deve ser respeitada, porque eles controlam antes de você embarcar. Além disso, essa mala só pode pesar 10 quilos.

Caso você queira, poderá despachar a bagagem, mas isso terá um custo extra, então, some-o ao valor da passagem. Algumas companhias aéreas fazem você sentar no avião por onde de entrada no mesmo, não tendo lugar marcado, quem quiser reservar, também deve pagar.

E somando isso e aquilo e mais o ônibus que você com certeza terá que pegar, já que os voos low cost chegam nos piores lugares, o valor da tarifa pode chegar a ser um valor de uma companhia que não é low cost.

5 – Não descarte as agências de turismo

É claro, que com a internet é bem mais fácil reservar a própria viagem, dá para planejar tudo e conseguir bons preços, mas não deixe de consultar uma agência. Elas podem ter passagens com um preço interessante, que elas conseguem diretamente com a companhia aérea e que você não conseguirá comprando diretamente.

Sem falar, que o valor do serviço nem é tão alto assim e as agências de turismo vão ser sempre uma boa opção para quem não tem muito tempo ou não gosta muito de organizar viagens. Porque dá um certo trabalho mesmo.

6 – Se programar financeiramente

Financeiro
Financeiro – Imagem: Pexels

Pode parecer um bom negócio parcelar uma viagem, mas pode ter certeza, que voltar com o cartão de crédito estourado e mais as prestações de um momento que já passou, não será muito agradável. É melhor economizar e comprar a passagem aérea à vista e deixar o cartão só para as despesas de viagem. Assim você poderá curtir as boas recordações, ao invés de se lamentar pelas prestações que ainda estarão por vir.

E então, já pensou qual será o seu próximo destino? Escolha a cidade de sua preferência, faça uma poupança e assim que tiver uma boa promoção, não pense duas vezes, compre a sua passagem e vá curtir as merecidas férias. Boa viagem e bom passeio!

Leia também:

Guia com 5 dicas para melhorar sua experiência no aeroporto

As 5 principais dicas para extrair o melhor desempenho dos pneus

Fernanda Lira

Fernanda Lira é a editora da categoria dicas gerais e redes sociais do Guia Útil. Adora ler, assistir séries e praticar esportes (quando sobra algum tempo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *