Como dar banho no seu cão: 4 dicas para manter a higiene em casa

Como dar banho no seu cão: 4 dicas para manter a higiene em casa
Cão tomando banho - Imagem: Pexels

Cuidar do seu cão é muito importante, pois eles tendem a se sujar muito rapidamente. De cortar as unhas a escovar os dentes e de limpar as orelhas a lavar todo o corpo, há uma série de tarefas que precisam ser realizadas regularmente para manter seu pet limpo e arrumado.

Alguns donos de cães adoram dar banho e até tosar seus animaizinhos, mas como a maioria de nós não é habilidosa em banhá-los, cometemos erros que acabam prejudicando o cachorro mais do que limpá-lo adequadamente. Para ajudá-lo com as tarefas de banho e quem sabe a alcançar um bom resultado, aqui estão algumas dicas gerais que valem a pena seguir.

1 – Use secadores apropriados para cães em vez de secadores comuns

Secadores apropriados para cães
Secador para cães – Imagem: lesbiodiversitaires.fr

A maioria dos secadores disponíveis no mercado são projetados para a pele humana e não são tão eficientes para cães. Secadores humanos portáteis levariam mais de seis horas para secar pets de pelagem dupla.

A frustração tende a surgir durante tais circunstâncias e leva as pessoas a colocar o secador muito perto da pele do cão, o que pode até resultar em queimaduras.

Então, em vez de colocar você e seu animal em desconforto, você deve comprar um secador profissional para cachorros. Esses secadores são projetados para a pele dele e não levam mais do que alguns minutos para secar o maior dos cães.

2 – Não use xampu humano para dar banho em seu cachorro

Use o xampu certo
Imagem: zogicspet.com

Os xampus normais que usamos para lavar o cabelo não são projetados para pêlos de cães e você deve evitar usar esses produtos para evitar de causar algum tipo de problema maior.

Os xampus humanos tendem a secar a pele e extrair muitos óleos naturais e, embora esse desempenho seja apropriado para a pele humana, pode deixar a pele do cão em um estado bem ruim.

Isso porque os óleos naturais removidos pelos xampus que usamos são extremamente importantes para a saúde da pele e do pelo do cachorro. Assim, você deve gastar algum dinheiro em xampus veterinários que são projetados especificamente para a pele e pêlos de cães.

3 – Evite dar banho em seu cachorro muitas vezes

Cão no banho
Imagem: Susan Richey-Schmitz: 43621352 / 123rf.com

Alguns donos de cães estão muito entusiasmados em dar banho em seus cães. Embora seja importante manter seu cão limpo para garantir sua saúde, muito de uma coisa boa também é ruim. Dar banho no cachorro, mesmo com xampu próprio para cachorros, resseca a pele e também remove alguns óleos naturais.

Dar banhos no cão a cada três ou quatro dias ressecaria muito a pele e colocaria em risco a saúde do seu pet. Muitas vezes, é melhor dar banho aos cães a cada duas semanas, embora alguns possam exigir banhos mais regulares (uma vez por semana).

Depende do ambiente e clima da região onde você mora e da quantidade de tempo que o animal passa ao ar livre. Caso você queira que seu cão fique limpo e limpo e queira dar banho nele a cada poucos dias, você deve usar uma solução diluída que contenha 90% de água e 10% de xampu.

4 – Coloque o xampu em sua mão antes de aplicá-lo no pele

Xampu na mão
Xampu na mão – Imagem: petsearch.com.au

É importante que, quando você der banho em seu cão, você não aplique o xampu diretamente sobre a pele dele. Isso ocorre porque há uma chance de que o xampu possa entrar nos olhos ou ouvidos do animal e se tornar uma causa de grande irritação para ele.

Colocar o xampu na palma da mão primeiro e depois aplicá-lo na pele do cão garantiria que tais incidentes fossem evitados.


Gostou dessas dicas? Quer acrescentar algo mais? Enviei uma mensagem para nós.

Leia também:

6 dicas para tirar melhor proveito da sua máquina de lavar louça

4 dicas de organização para casa ou apartamento

Fernanda Lira

Fernanda Lira é a editora da categoria dicas gerais e redes sociais do Guia Útil. Adora ler, assistir séries e praticar esportes (quando sobra algum tempo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *