Home Office: 6 dicas para se dar bem trabalhando em casa
Atualmente, muitas empresas optaram pelo trabalho no formato Home Office, ao invés de encerrar as suas atividades por um determinado período.
Acontece que após o fim da quarentena, os empresários perceberem que algumas funções poderiam ser feitas de casa, excluindo a necessidade de ter o funcionário de forma presencial em suas instalações.
Contudo, nem todos os funcionários estavam preparados para essa nova modalidade de trabalho. Então, se você faz parte do grupo de pessoas que ainda não se adaptou ao Home Office, não deixe de ler as informações presentes neste texto. Elas irão te ajudar muito!
Confira as dicas para se dar bem trabalhando em casa
A oportunidade de poder trabalhar em casa é vista por algumas pessoas como um grande privilégio. Entretanto, para outras, essa não é uma oportunidade muito atraente.
Isso porque, trabalhar no formato Home Office exige uma certa disciplina e organização, que pode ser afetada pelo conforto dos nossos lares. Afinal de contas, o sofá está bem próximo de você, diferente do seu chefe!
Portanto, se você ainda não pegou o jeito e deseja ser bem sucedido na sua função em Home Office, veja a seguir 6 dicas para se dar bem trabalhando em casa.
1. Defina um horário de trabalho
A primeira dica é a mais importante de todas: defina um horário de trabalho para criar uma rotina.
Então, se o seu chefe não exige de você um horário de trabalho, ou caso forneça serviços autônomos que te possibilitem uma maior flexibilidade de horários, não deixe isso subir à cabeça.
Pois, o preço de não ter um horário específico para trabalhar pode sair muito caro a longo prazo.
Nesse sentido, evite dormir até tarde, trocar a noite pelo dia e não ter horário definido para começar e terminar de trabalhar.
2. Crie um ambiente adequado
Quando vamos para a empresa, nos encontramos dentro de um ambiente corporativo que nos incentiva a fazer o nosso trabalho sem distrações. Portanto, tente recriar esse ambiente em sua casa.
Separe um cômodo ou um espaço mais afastado para criar um escritório com as suas coisas do trabalho. Busque ter um ambiente confortável, com uma cadeira adequada e uma mesa espaçosa, para que você possa realizar as suas funções facilmente.
3. Evite se distrair com a presença de outras pessoas
O Home Office pode ser um modelo de trabalho bastante desafiador, principalmente para as pessoas que dividem a casa com as suas famílias. Assim, para evitar distrações, converse com os seus familiares e peça para que eles não o chamem durante a sua rotina de trabalho.
4. Separe a sua rotina empresarial da sua vida pessoal
Quando se trabalha em casa, é bastante comum começar a misturar as coisas com o passar do tempo. A sua casa vira o trabalho e o trabalho se transforma na sua casa.
Contudo, essa não é uma rotina muito saudável! Já imaginou se sentir no trabalho o tempo todo? Essa não seria uma experiência muito boa.
Nesse sentido, evite falar e pensar sobre o seu trabalho após o fim da sua rotina empresarial. Também, evite tirar um tempinho após o fim da sua jornada de trabalho para resolver um probleminha ou outro relacionado à sua função.
5. Faça um horário de almoço e de lanche
Muitas pessoas que trabalham em casa não definem um horário para almoçar ou para fazer um lanche no meio da tarde. Esse é um grande erro!
Afinal de contas, ou você vai querer parar mais vezes durante o dia, ou vai emendar o trabalho direito e na hora que for fazer uma pausa, não vai querer voltar para a sua função.
Então, defina um horário para fazer as suas refeições. Dessa forma, o seu trabalho irá render bem mais!
6. Imponha limites
O Home Office faz o outro acreditar que estamos sempre disponíveis para efetuar algum trabalho. Por essa razão, é de extrema importância impor limites nos seus chefes ou nos seus parceiros de trabalho.
Assim, você não correrá o risco de receber uma mensagem às 23h de uma sexta feira pedindo um favorzinho.
Desde o início, deixe claro o seu horário de trabalho e informe que só estará disponível para realizar funções dentro desse horário. De preferência, tenha um telefone específico para o trabalho e outro pessoal.
Leia também:
Algumas dicas para conseguir o primeiro emprego pós-formatura